Páginas

Pesquisar este blog

Higine do Corpo- Turma do 1º ano matutino

A necessidade de orientar os alunos como cuidar do próprio corpo, numa idade tão precisa. Oportunizar os alunos adquirirem, hábitos de higiene para valorizar a vida, a saúde e o meio onde vivem da importância quanto à higiene do corpo.



Informática Básica para modalidade EJA e PMEA

Integrar e atualizar a comunidade escolar no domínio das Tecnologias
Adaptar ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio as matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
O Laboratório de Informática é aberto a pesquisa para alunos devidamente matriculados na modalidade PMEA e EJA.
Será oferecido o curso de informática básica. Será ministrado de segunda à quinta, no turno da noite.


Projeto "Construindo a Escola Cidadã"

Com intuito de estimular os(as) estudantes para o fascínio e a curiosidade do conhecimento, a beleza das idéias no tempo e espaço; bem como, reconhecer a Escola Pública como um espaço legítimo da relação: ensino-aprendizagem- produção do conhecimento e os processos avaliativos. Neste contexto, as aulas tornam-se momentos de convivência, reflexão, experimentação, análise e debates- inclusive com o direito a dúvida e ao contraditório!

Para tanto são organizadas as sessões: “vídeo selecionadas e executadas no laboratório de informática de acordo com o tema”, “produção do conhecimento, preparadas de antemão também com aulas do programa everest e pesquisas no site do google” e a “trilha sonora”, que são verdadeiros momentos de estímulo às percepções e olhares diferenciados sobre um mesmo processo histórico.




Visita a horta da escola

Confira nosso trabalho na horta da escola.


Programa Acelera Brasil





O que é o Programa Acelera Brasil?

O programa Acelera Brasil foi criado para fazer o aluno dar certo. A metodologia adotada, o material utilizado e as atividades desenvolvidas durante o horário regular de aula conduzem o aluno ao sucesso.

OBJETIVOS:
Trabalhar com alunos alfabetizados das 2ª e 3ª séries prioritariamente, na faixa etária entre 9 e 14 anos, com dois anos de distorção de idade e série.

JUSTIFICATIVA:
O Instituto Ayrton Senna tem como princípio norteador de seus programas o desenvolvimento do potencial de todas as crianças e jovens, por meio do aprimoramento das competências pessoais, sociais, profissionais e cognitivas.

AVALIAÇÃO:
Os alunos do programa Acelera Brasil serão avaliados ao final do livro, em língua portuguesa, matemática e ciências, avaliação processual externa.

BIBLIOGRAFIA:
Apostila- Curso- Instituto Ayrton Senna.

Dia da Família na Escola

Projeto de Leitura

O que é o Projeto de Leitura?

O Projeto de incentivo à leitura através da (sala de leitura) engloba: ações que possibilitam a comunidade escolar o acesso a Leitura, ou seja, ao mundo da magia literária. Desenvolver no individuo (educando) suas habilidades literárias, através da dinâmica entre leitura e escrita.


História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/

Inclusão

A nova Lei de Diretrizes e Base da Educação do Brasil (Lei nº 9394/96), diz que as crianças “Portadores de Necessidades Educacionais” devem ter sua escolaridade atendida pela escola regular, de modo a promover sua integração/ inclusão.
A Lei nº.10.436/2002 reconhece a Língua Brasileira de sinais como meio legal de comunicação e expressão, determinando seu uso e difusão.
A Escola Municipal Profª Cecy Cardoso Porfírio, deve ser inclusiva e bilíngüe, para tal acontecimento, as crianças ouvintes também precisam aprender LIBRAS, ou seja, os alunos ouvintes podem aprender a Língua de sinais.
Os alunos surdos estão integrados na sala 13 do 5º ano da professora Crisolina Alves Naques, e conta com a presença da intérprete de LIBRAS Hélika Ete da Silva Ribeiro, esta sala é acessível a esses alunos.
Fizemos um trabalho com o Alfabeto Manual da LIBRAS com os alunos ouvintes e ampliamos esse alfabeto e colamos na sala, pois está disponível ali pra que tenham acesso sempre que houver dúvida. Esse trabalho só foi possível, graças ao apoio da Equipe Pedagógica e a Equipe do AEE.
Para garantir a difusão e o uso da LIBRAS pelos alunos ouvintes e também aos alunos surdos, o pedagogo Jamil Rodrigues da Costa juntamente com o Instrutor de LIBRAS Gil Soares de Assunção Neto, estão organizando um curso de LIBRAS para permitir aos alunos ouvintes e aos alunos surdos uma forma de se tornarem bilíngües, além de acolher-los dentro da sala, permitindo a inclusão dos mesmos, e fazendo com que eles sejam participativos, pois se sentirão acolhidos.
Há na escola outras duas salas com alunos surdos, a sala 20 do 3º ano da professora Valdivina e a sala 21 do 4º ano da professora Francielle, essas turmas não tem o profissional Intérprete de LIBRAS, pois os mesmos não têm domínio da Língua de sinais, porém serão contemplados com o curso de LIBRAS ministrados pelo Instrutor, para melhor desempenho desses.

Programa Jovens Construindo a Cidadania - JCC




Apoiado pela ONG JCC do Brasil
Responsável pelo projeto na escola Cecy: Valberte de Sousa
Psicóloga do JCC: Maria Luisa
Objetivo do programa JCC

Criar um ambiente escolar mais saudável, livre das drogas e da violência, através de ações e mudanças comportamentais que serão desencadeadas por um grupo de alunos que agirá dentro da escola, com a supervisão dos professores e a orientação de um policial militar ou colaborador.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...