Parabéns Sr Elizeu!
Ao Mestre com Carinho
Nome: Crisolina Alves Naques
Idade: eu não tenho idade, eu tenho vida!
Cidade: Uberlândia/MG
Professora de: Sou professora do Projeto Convivência no turno matutino, para as turmas dos 6º anos, porém algumas das atividades desenvolvidas atingem aos alunos da escola do 1º ao 9º anos, no turno vespertino sou professora regente do 5º ano em uma sala que também faz parte do projeto Convivência, onde temos dois alunos DA (Deficientes Auditivos).
Escola em que leciona: Escola Municipal Professora Cecy Cardoso Porfírio
PROFISSÃO
Por que você escolheu a profissão “professor”?
Por achar gratificante cada descoberta que leva o aluno a novos rumos, por mais que a profissão seja desvalorizada é compensador partir da realidade do aluno e vê-lo crescer rumo à compreensão deste saber, cada vitória, cada nova descoberta tem a sensação do dever cumprido para o professor. Isso nos dá força para usarmos com criatividade novas metodologias que despertem a aprendizagem prazerosa buscando uma educação de qualidade.
Há quanto tempo atua na área? Gosta do que faz? Por quê?
Conclui o 2º grau em 1982 e aos poucos comecei a lecionar até que não parei mais. Desde que decidi pelo curso do Magistério busquei trabalhar em prol de algo que amo fazer, lecionar por amor e com prazer no que faço, trabalhei em escolas estaduais, em cooperativa escolar no SESI, na educação infantil, no ensino fundamental, de berçário ao 9º ano já lecionei em todas as séries, atualmente sou professora na Escola Municipal Professora Cecy Cardoso Porfírio em Uberlândia/MG. Procuro fazer sempre o melhor, o meu possível para uma educação de qualidade, participo de todas as formações continuadas possíveis e sei que ainda tenho muito a aprender, estudar é meu vicio, porque trabalho para formar cidadão que merece todo meu respeito, amor e dedicação.
O que há de melhor em sua profissão? E pior?
De melhor posso destacar a satisfação de ver o brilho nos olhinhos dos alunos ao saciar suas necessidades, vencendo suas dificuldades, compreendendo o processo ensino/aprendizagem e vencendo as barreiras que lhe impedem de crescer, perceber que ministrei uma aula prazerosa, sentir em uma reunião de pais que enquanto professor consegui fazê-los refletir sobre o relacionamento pais e filhos, escola e família em prol do aluno.
De pior posso destacar a falta de materiais adequados, de profissionais qualificados para a real inclusão, uma inclusão de fato ainda está distante e enquanto profissional da educação vejo a necessidade, por exemplo, nas escolas públicas onde são matriculados alunos DA (Deficientes Auditivos) deveria haver aulas de libras (Língua Brasileira de sinais) em todas as séries fazendo parte do currículo destas escolas como matéria obrigatória para que todos entendessem e soubessem se comunicar com tais alunos, assim eles realmente estariam sendo incluídos e tendo condições de entender e se fazer entender a todos e por todos, quando as necessidades dos alunos especiais passarem a ser atendidas de forma a atingir a todos do grupo de vivência e convivência aí sim, estaremos vivendo a inclusão de fato, deixaremos de ver alunos especiais sendo excluídos por falta de conhecimento e entendimento.
Como você vê a profissão daqui a 20 anos?
Sou apaixonada pela educação e como tal espero verdadeiramente que os inúmeros problemas existentes sejam minimizados neste período, mesmo porque nossos alunos estão cada vez mais críticos e isto é muito bom, porém espero mesmo que os olhares para a educação de qualidade sejam reforçados e que os profissionais realmente recebam capacitações que os tornem mediadores capazes e qualificados para receber seus alunos respeitando a diversidade cultural e compreendendo suas diferenças, que consigam estar preparados para trabalhar estas diferenças, com o devido reconhecimento e valorização. No entanto, me preocupo muito com o destino de crianças e adolescentes que estamos perdendo em tenra idade por conta da violência, do uso indevido de drogas, da gravidez indesejada, são tantos fatores que nos fazem morrer um pouco cada vez que somos obrigadas pelas ações do destino a visitar a família em velório de aluno, ou ex-aluno que parte tão cedo deixando em luto profundo em nossos corações por ações que muitas vezes nos parecem inconsequentes, mas quem somos nós para julgar? Espero mesmo que neste período mães não precisem mais passar pela dor desta mudança da ordem natural da vida.
Houve algum fato marcante em sua carreira que você gostaria de contar?
Ao buscar conhecer a realidade e bagagem do aluno, descobrir a vivência de diversas situações de seu cotidiano, tais como: situação em que aluno reclama de abuso sexual ou estupro ocorrido em seu rol de vivência e convivência, baixa estima, crianças que se sentem desprezadas por todos inclusive por familiares, questões sociais, diversidade cultural: convivência com alunos ciganos. Com alunos especiais: compreender sua realidade e principalmente a necessidade de entender sua linguagem, detectar e resolver diversas situações de prática do bullying por meio de dinâmicas diferenciadas.
O que você considera ser seu diferencial na sala de aula?
A conquista do respeito e confiança em qualquer relação é primordial, quando se trata do relacionamento professor/aluno é imprescindível explorar a afetividade, lembrando que o professor que espera ser respeitado deve respeitar primeiro para posteriormente exigir o respeito, tendo em vista que a aprendizagem só acontece quando prazerosa, não acredito em educação com dor, aquela que passa a ser sacrificante ao aluno, sendo que, tudo que nos causa sofrimento traumatiza e impede o desenvolvimento em suas diversas áreas.
Qual conselho você daria para um professor em início de carreira?
Bom, eu diria para que jamais se esquecesse de que está formando cidadão critico e autônomo, sendo assim respeite suas diferenças e individualidades, porém nunca deixe de exercer a mediação da aprendizagem com criatividade, o lúdico é uma ferramenta infalível para tornar a aprendizagem prazerosa, busque sempre cursos de atualização profissional, pois não dá para acompanhar a evolução hoje em dia sem se capacitar continuamente, parta sempre da realidade do aluno e nunca despreze seus anseios, contextualize seus assuntos e valorize voltando para o conteúdo a ser ministrado, assim ele aprenderá com maior facilidade e você alcança seus objetivos propostos.
O que você diria para os professores que acessam o site Ao Mestre com Carinho?
Eu lhes dedicaria com muito carinho este texto.
O que você diria para os alunos que leem o site? Algum conselho?
A vocês alunos só posso dizer que dou graças por serem especiais na condição de cidadãos, vocês são a razão maior da luta travada por um professor, nossas vitórias estão em suas vitórias e realizações nesta vida, a cada formatura de alunos que são encaminhados ao campo de trabalho, ao vê-los tomando as rédeas de suas vidas, lá está camuflado o resultado de nossas lutas, suas conquistas são as nossas recompensas, afinal, quando foi que o médico, o advogado, o engenheiro e todas outras profissões foram alfabetizados? Quantos passam por bancos escolares enquanto nossos alunos e posteriormente aquelas mesmas mãozinhas que ensinamos a ler e escrever se encontram a cuidar de nossas vidas? Formamos o futuro profissional, hoje cuidamos de ti, amanhã cuidarás de mim. Acredito em suas capacidades, vocês alunos são o meu melhor.
Você foi escolhido por ter participado da Semana do Professor 2009. Existe algum outro motivo pelo qual mereça ser o Professor da Semana?
Verdadeiramente amo minha profissão, sinto-me honrada por estar aqui me comunicando com vocês, mas ainda tenho muito a aprender, acredito que a primeira aprendizagem foi aprender a respirar e a última será quando tiver que aprender a deixar de respirar, assim sou um grão de areia neste imenso deserto que permeia o mundo da educação.
VIDA PESSOAL
Você tem algum hobbie? Qual?
Sim. Ler um bom livro, ver filmes e adoro malhar.
Quando não está na escola ou preparando aulas, o que você gosta de fazer?
Amo estar com minha família, reunir com amigos, conversar e trocar ideias, ir ao cinema.
2010, ANO DE OURO
As conquistas começaram no atletismo quando nossos alunos conquistaram medalha de prata no individual feminino categoria 2 e no revezamento masculino categoria 3. Depois vieram as modalidades coletivas e o show continuou. Chegamos a 5 finais: voleibol feminino categoria 2, vice-campeã; voleibol feminino categoria 3, campeã; handebol feminino e masculino categoria 1, campeões; futsal categoria 4 campeão. Por causa disso, a Escola Municipal Profª Cecy Cardoso Porfírio, se sagrou CAMPEÃ GERAL DOS JOGOS ESCOLARES MUNICIPAIS DE UBERLÂNDIA (JEMU), feito inédito e maravilhoso. Por isso, nós da equipe de Professores de Educação Física, queremos agradecer a direção da escola que nos deu todo apoio; os professores que nos permitiu interromper suas aulas para dar recados, tirar alunos da sala; os alunos que foram pra torcer; a Caca e a Nena; o Rogério; aos pais que confiaram seus filhos a nós; e aos alunos/atletas, os responsáveis diretos por fazer nossa escola a MELHOR DO JEMU 2010. Esse ano não perdemos nenhum jogo por WxO (jogo perdido quando uma equipe não comparece), mesmo as equipes que não tinham chances de classificação, entenderam a importância de não faltar, compareceram aos jogos e honrou muito bem o nome da escola.
Por esses motivos queremos agradecer e parabenizar a todos pelo título. Temos uma parcela importante nessa conquista.
Que esse ano seja exemplo para os anos seguintes, não que devemos ser campeões mas, cumprir com os compromissos que assumimos da melhor maneira possível.
PARABÉNS E. M. PROFª CECY CARDOSO PORFÍRIO
Equipe de Educação Física (Elisângela, Fernanda, Renato e Adilmar)
Distúrbios Alimentares
Os alunos da disciplina de ciências, criaram vídeos e power point para apresentarem sobre o tema Distúrbios Alimentares.
Prevenção contra as drogas
Confira os comentários de alunos e equipe pedagógica!
- Sr. Galdino explicou a todos nós como não entrar nesse mundo, nós temos que ajudar os outros, respeitar a família acima de tudo não deixar de ser incentivado pelas pessoas que nos oferecem drogas.Essa palestra me ajudou a entender que drogas faz a nossa vida ser horrível, pois droga não traz nada de bom para ninguém.
-
A palestra do Sr Galdino , foi importante não apenas alem dos males causados pela dependência química, mas por apresentar, através do exemplo do próprio palestrante, que é possível sim abandonar o vício e reconstruir a vida.
Além disso, os alunos conheceram, um pouco mais sobre o duro processo de recuperação e a falta de apoio ás instituições que tratam do dependente químico.
Profª Maria Lúcia
- Na semana de 09/08/010, nossa escola foi contemplada com a contribuição do Sr Galdino Alves, o qual trouxe relato de sua própria experiência com relação do uso de drogas e entorpecente, e a difícil recuperação quando o usuário se propõe a abdicar-se dela.
Mostra do Folcore
Piquenique
O Piquenique que foi um resgate as brincadeiras de antigamente, como brincar de pular corda, corre cutia, passar o anel, queimadas, boneca. Na comida o sabor dos bolinhos de chuva, bolo de fubá, cocadas...Respeitando assim a criatividade dos alunos.
Palestra Prevenção contra as drogas
Relatório sobre a palestra de prevenção contra as drogas com o sr Galdino
Nessa palestra vimos depoimentos de pessoas que eram dependentes de algum tipo de droga. O sr Galdino faz um trabalho muito especial, ele tem uma clínica de reabilitação chama-se Sol da Esperança.
As vezes nos reclamamos da vida, mas não paramos para pensar, que lá fora, pode ter pessoas precisando de cuidados médico, psicológicos.
Pare e pense, agradeça a Deus todos os dias pela vida que você tem!
Aluna Nayara da Silva Costa, oitavo ano, sala vinte
Profª Meirilaine
Atletismo JEMU
Nossa escola participa mais uma vez dos jogos e começamos bem. No atletismo ganhamos duas medalhas de prata. Uma na categoria 2 individual feminina (nascidas em 98/99) e no revezamento masculino, categoria 3 (nascidos em 96/97).
Neste final de semana começará os esportes de quadra e sabemos que não faltará empenho por parte dos nossos alunos.
Boa Sorte a todos
Vencedores Concurso Calu
Parabéns aos alunos(as):
3º lugar- Thaís Souza Silva (6º ano),
1º lugar-Ana Karoline ( 8º ano),
1º lugar-Rodolfo Mezengo(9º ano).
Parabéns a professora de artes Edna Lúcia pelo brilhantismo na particpação do concurso de desenhos- tema: " A importância do Homem do Campo na Construção de Uberlândia"
Final Concurso de Panfletos
Os vencedores foram alunos do 9º ano das salas: 11;12e 13
Copa do Mundo 2010
A Copa do mundo não foi muito legal, por que o Brasil jogou muito mal e também porque ele foi eliminado antes de chegar à final.
O Brasil não soube jogar bem, pois foi eliminado no mata-mata pela Holanda nas quartas de finais, para nós o Brasil não mostrou o seu verdadeiro futebol e não soube manter a calma depois que levou os dois gols da Holanda.
Foi uma pena o Brasil não ter trazido o hexa para nós, mas estamos torcendo para que em 2014 possamos gritar bem alto: somos hexas.
Alunos: Gustavo, Gabriel, Lucas, Pedro, Alexandre e Endrick (5º ano - sala: 13
Copa do Mundo 2010
AHolanda é um time que deixa a energia para o 2°tempo,praticamente os gols da Holanda foram contra o Felipe Melo.A Espanha mereceu ser campeã pois a Holanda não jogou nada ,a Espanha mostrou seu futebol e foi campeã.A próxima Copa vai ser aqui no Brasil e estamos torcendo para que na próxima possamos levar o hexa.
Alunos:Pablo,Fernando,Guilherme,Ruan,Amanda e Polyana (5º ano - sala: 13)
Copa do Mundo 2010
A Copa é um torneio de futebol realizado de quatro em quatro anos pela FIFA. Foi no Uruguai que foi realizada a 1º Copa em 1930com 13 paises participantes .
O Brasil já foi 5 vezes campeão, a Itália 4 vezes, a Alemanha
Em 1950 foi realizada a Copa no Brasil. O troféu não é o mesmo desde a 1ºCopa ,a primeira versão foi roubado.
O maior artilheiro da Copa é o Ronaldo com 15 gols. O jogador mais jovem a marcar gols é o Pelé com 17 anos .
O Brasil jogou contra a Coréia do Norte, Costa do Marfim, Portugal, Chile, Portugal e Holanda. Em
Trabalho realizado pela Profª Elisângela (ED. Física) com o 5º ano (sala 13)
Seleção Brasileira
O Brasil é uma seleção conhecida não só por fazer gols e sim pelo o futebol bonito que só os brasileiros sabem jogar, mas sabemos que nessa copa não veremos esse tipo de futebol. Temos que ser otimistas, mas em minha opinião se a Seleção Brasileira continuar assim eu tenho minhas dúvidas se ele chega pelo menos as quartas de finais. Mas eu sou brasileiro e torço para que o Brasil seja HEXA CAMPEÃO, vamos torcer todos juntos, porque domingo 20\06\2010, a seleção Verde e Amarela entra em campo e desta vez espero que não só para fazer gols, mas também para mostrar o futebol bonito que só esse país tem, e aqui deixo a minha aposta para Domingo.
Sala: 08
Série: 6ª Série (7º Ano)
EJA Noturno
Um pouco sobre o bairro Mansour
Bom! O bairro MANSOUR e um bairro que aos poucos vai crescendo, como a avenida principal Jequitinhonha; há varias coisas como, lojas, e supermercados.
A feira acontece toda sexta-feira, mas acontece que ainda há muita insegurança como o supermercado que já foi assaltado várias vezes e agora a farmácia, que foi assaltada semana passada; em minha opinião eu acho que deveria haver mais segurança como patrulhamento a noite.
Pois estamos sem liberdade, mas fora isso o bairro MANSOUR é um bairro muito bom; a escola perto que facilita nosso acesso.
LARISSA CRISTIANE DIAS DA SILVA
Aluna do EJA:8º ano, sala 10
Vai nessa Brasil!
É campeão Brasil!
Clara Miranda Custódio
Aluna: Nível 3, PMEA
Vamos lá Brasil!
Cleiton Batista Custódio
Aluno: Nível 4 PMEA
Trabalhando Formas Geométricas
Este trabalho foi desenvolvida com as turmas de 2º ano das professoras Lilian, Leila Ana e Natália.
A galerinha trabalhou pra valer!
O amor
Quando você sente amor por uma pessoa, você não é capaz de machucá-la. E se você ama mesmo aquela pessoa e sempre irá amá-la. É na família que ele se manifesta. Tudo começa quando um pede o outro em casamento.
E no decorrer do casamento, você conhece melhor a pessoa, conhece também o que é amor e aprende a conviver com pessoas de diferentes jeitos.
A única coisa que prevalece é o amor. Só uma coisa pode separar uma família, coisa tão forte como o amor: a morte.
“O verdadeiro amor não é aquele que diz: eu te amo, mas sim aquele que nunca diz: adeus”.
Contribuição: Maryana Andrade Silva - 5º ano
A estréia do Brasil na Copa 2010
O jogo do dia 15 de junho(terça-feira) foi ótimo em alguns aspectos o
Robinho e o Kaká jogaram bem. Os melhores mesmo foram o Elano e o
Maicon. O gol mais bonito foi feito pelo Maicon. Ele fingiu que ia fazer
um cruzamento mas não, foi um golaço dos melhores.
No primeiro tempo o Brasil foi um pouco ruim, mas nem tudo estava
Perdido. Ainda tinha o segundo tempo e foi ai que o placar mudou. Espero que o Brasil chegue a final.
Brasil.......Já é campeão!
Aluno: Antônio Marcos - 5º ano
FOI UM ESPETÁCULO A ABERTURA DA COPA DO MUNDO!
TODOS COMEMORAVAM COM CAMISETAS DA SELEÇÃO E, CLARO QUE,NÃO PODERIA FALTAR A CORNETA.
MUITOS BRASILEIROS E OUTROS IMIGRANTES DE OUTROS PAÍSES FORAM PARA A ÁFRICA DO SUL PARTICIPAR DOS JOGOS.
EU JÀ ESTOU ANCIOSO PARA VER O BRASIL JOGANDO.
NO DIA 15 DE JUNHO (terça-feira) MINHA CASA, MINHARUA ESTARÁ TODAENFEITADA DE VERDE AMARELO PARA A TORCER PELO BRAISL.
O MELHOR JOGADOR QUE EU ACHO E O KAKÁ E O ROBINHO.
OS DOIS FORAM CONVOCADOS PARA JOGAR NA SELEÇÃO BRASILEIRA.
BRASIL É CAMPEÃO DE 2010
ALUNO: ANTONIO MARCOS DA SILVA FILHO
PROFESSORA: CRISOLINA A. NAQUES
Poesia
“Saudades”
Que saudade que eu sinto
Daquele amor que está tão distante
Que machuca no coração
E que me faz sentir tanta solidão!
Essa saudade que dói no peito
Que me faz sentir tanto respeito
Pela pessoa que tanto amo
E que muito desejo!
Saudade é um sentimento estranho,
Que me traz tristeza!
Gabrielly Larry – 5º Ano
Curiosidades sobre da Copa do Mundo de Futebol
É um torneio de futebol masculino realizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA)
É realizada de quanto em quanto tempo?
A copa é realizada de quatro em quatro anos.
Onde foi realizada a primeira copa do mundo?
A primeira Copa do Mundo de futebol realizada em 1.930 no Uruguai em 13 de julho a 30 de julho
Quantos países participam dessa Copa do Mundo?
Treze equipes participaram. Nove das Américas e quatro da Europa.
E hoje quantos países participam da copa do mundo?
Hoje são 32 países que participam.
Contribuição: Ester – 5º Ano